Joares May Jr.

A Ecologia é um tema marcante na sociedade de hoje. As pessoas buscam modelos de vida para melhor se integrar com o ambiente que vivem, e quem sabe deixar para as gerações futuras um planeta melhor do que receberam das gerações anteriores. A Conservação da biodiversidade depende de atitudes pequenas, como o uso de tecidos e embalagens que fazem o reaproveitamento de material, ou com o simples fato de recolher um lixo na praia quando for surfar. A Consciência é fator fundamental para que todos abram os olhos e consigam ter no seu dia a dia, pequenos gestos que somados contribuam para o bem de todos. E foi com a Observação de tudo que ocorria a sua volta, que a Empty desde seu princípio buscou a harmonia das suas linhas de roupas, com o modelo de vida proposto pela marca e todos seus  colaboradores.

Neste intuito nasceu a parceria da ECCO (Ecologia, Conservação, Consciência e Observação) que busca a preservação do meio e levar junto com a marca esta filosofia a cada consumidor da marca. Esta parceria teve como início o incentivo ao trabalho do médico veterinário de fauna selvagem Joares May Júnior. Nascido em Porto Alegre, mas desde os dois anos de idade criado em Tubarão, Júnior como é conhecido pelos amigos, esteve sempre envolvido com a fauna silvestre. Aos 17 anos foi para a faculdade de veterinária com o intuito de trabalhar com os animais das matas brasileiras e logo após formado continuou neste caminho.

Hoje professor do curso de medicina veterinária da Unisul, ele atua em projetos de conservação de carnívoros como onça-pintada, pumas e lobo-guará em todo o Brasil além de trabalhos de conservação de onça-pintada em Belize, pequeno país da América Central onde foi aplicar as técnicas aprendidas aqui no Brasil. Em mais um medida de inovação a ECCO está acompanhando mais uma jornada para a preservação da vida selvagem, mas agora em Santa Catarina. Juntos eles trazem todo o aprendizado com os projetos de conservação de onças para a conservação de um carnívoro selvagem do cachorro-do-mato ou graxaim (Cerdocyon thous) pequeno canídeo que vive em todo o território nacional.

 

O projeto Graxaim do Sul de Santa Catarina é um projeto de conservação deste animal com cerca de 6 kg, que vive nas áreas de restinga (vegetação típica das praias) e áreas de campo. Os animais serão capturados e monitorados para se conhecer a sobre a saúde deles, área de ocorrência e um pouco do comportamento destes animais na região. Será o primeiro projeto com estas animais no litoral sul de Santa Catarina.