Onças (ecco)

Onças (ecco)

No final do ano passado, Joares May, veterinário que atua na conservação de carnívoros selvagens brasileiros há 12 anos, sempre visando sua proteção, saúde e posteriormente, seu monitoramento, participou de dois projetos – Panthera e Onçafari, aonde conseguiu capturar 4 onças.

Conseguimos capturar um casal, o macho de 130Kg, que foi a onça mais pesada até hoje, junto com uma fêmea de
70Kg. E acabamos recapturando um
 macho de 115Kg, por isso foi retirado o seu colar. Já o casal, foi colocado o colar e agora estão sendo monitorados 24hs“.

A quarta onça encontrada foi durante a Expedição Onçafari – este projeto é no Refúgio Ecológico Caiman, em Mirada, MS -. Uma fêmea, cerca de 95Kg, que já vinha sendo monitorada por câmeras e observação direta.

Ela tinha um filhote, o que pode tornar a captura mais perigosa, uma fêmea jovem de quase um ano de idade. As duas foram observadas dois dias antes da captura e foram seguidas de perto por uma semana após a captura. Elas apresentaram os mesmos padrões de comportamento e até foram acompanhadas caçando um jacaré. Brincando com um tamanduá e se aproximaram do carro por vontade própria. Os animais já estão no início do processo de habituação e nos permite registrar comportamentos naturais por longos períodos. Coisa rara na natureza.

.

LEIA TAMBÉM